sobre jane & stephen hawking

Stephen Hawking é um dos mais notáveis cientistas da história. Por seus estudos sobre a origem e a evolução do universo, o cosmólogo chega a ser comparado a Einstein, Newton e outros grande nomes da Física. E é mesmo de se admirar que uma mente funcione tão bem e de maneira tão consistente quando presa em um corpo paralisado, imóvel.

Publicado pela Única Editora, A Teoria de Tudo irá contar a história não somente de Stephen Hawking, mas a história de como o amor mudou a vida dele. Narrado por Jane Hawking, o livro mostrará uma visão de encantamento sobre os momentos mais marcantes da vida de Stephen, seja como cientista e catedrático da Universidade de Cambridge ou como pai e marido.


 

“Eu amava tanto Stephen que nada poderia dissuadir-me de querer me casar com ele:
eu queria construir um lar para ele, deixando de lado todas as minhas ambições anteriores que agora eram insignificantes em comparação com o desafio diante de mim.”


x900
É muito difícil e deveras estranho julgar ou reduzir um livro como esse em uma resenha. É uma história real. Não posso dizer que não gostei de determinada cena ou que deveria ter explorado melhor os personagens porque tudo que acontece nas páginas de A Teoria de Tudo é uma realidade bastante cruel, transportadas por uma pessoa que acompanhou todo o drama da Esclerose Lateral Amiotrófica estar degenerando o corpo da pessoa que mais amava. É um livro extremamente melodramático, mas quem seria dosado na hora de narrar cenas que caminhou e foram sentidas por tanta dor?

Para quem espera ver os bastidores do livro Uma Breve História do Tempo e de outros estudos científicos de Stephen Hawking, mostrando como surgiram as ideias ou como foi trabalhar com Cosmologia, talvez este livro seja uma decepção. As narrações de Jane focam prioritariamente o lado pessoal da vida do físico, que foram as partes que ela presenciou de verdade, convenhamos. Fato é que o livro começa com os dois se conhecendo, as primeiras impressões e o início de uma amizade e do namoro e termina com uma reconciliação amigável, isto depois de receberem o baque da notícia da doença, se casarem, terem três filhos e se divorciarem.

Quanto à escrita, A Teoria de Tudo traz um vocabulário bastante incomum, normas cultas e um desenvolvimento arrastado, bem lento. Claro, pode ser interpretado como riqueza de detalhes, ajuda a enxergar melhor os acontecimentos e cria mais verossimilhança. Contudo, não há como negar que a experiência de leitura não tenha sido enfadonha e bem cansativa. Também não é um livro para se ler em qualquer lugar: apesar dos esforços daÚnica Editora, reduzindo o tamanho das fontes e aumentando o tamanho das páginas, o livro ainda pesa bastante na mochila com suas 450 páginas. Este, por sinal, foi o principal motivo de ter demorado mais de três meses para o concluir.

maxresdefault1

É muito interessante acompanhar como a doença agiu neste homem e entender melhor todas as dificuldades que ele passou, sendo alvo do pessimismo próprio e da desilusão dos médicos. Quem imaginaria que alguém que recebe um diagnóstico tão desolador fosse ser o responsável por tantas conquistas para a comunidade científica mundial?

Boa parte disso, pelo que fica nas entrelinhas do livro, deve-se ao apoio e da cumplicidade de Jane Hawking, que se dispôs a ficar junto dele em cada etapa de sua vida e dar suporte para a superação de seus limites. Jane foi corajosa e nos deu uma história incrível, que merece ser contada e ser tida como exemplo. Coisas que somente o amor pode fazer.


 

capa-frente_9a teoria de tudo – jane hawking – única editora – 448 páginas

em 140 caracteres… mais do que uma biografia de stephen hawking, uma história de superação e de um amor de verdade.
um livro para… ler um pouquinho por dia, com calma.
combina com… inverno, edredon e lenços para limpar as lágrimas.
para quem já leu… o filme dirigido por james marsh e que pode dar o oscar de melhor ator para eddie redmayne.

Andre quer enxergar menos seus obstáculos.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s