e é por isso que a gente acabou

Conversas ao pé do ouvido, telefonemas de madrugada, histórias divertidas, causos engraçados, sorrisos, brincadeiras, novas experiências. Todas essas coisas fizeram do relacionamento de Min e Ed algo especial para os dois. Porém, também haviam algumas discussões, ex-namoradas que atormentavam, amigos com nada em comum, pessoas se intrometendo, horários que não se cruzavam, absurdos ditos e outras diferenças e foi por isso que eles acabaram.

Esta é a premissa de Por isso a gente acabou, de Daniel Handler, que já avisa logo no título que o relacionamento não deu certo. O livro se desenrola, então, pelo ponto de vista de Min (ou Minerva) sobre o namoro, os pontos felizes e porque eles não foram suficientes para manter os dois juntos.


img_0182

A ideia é interessante, mas alguns pontos me incomodaram bastante, a começar pelo formato do texto. É difícil crer que um livro com mais de 300 páginas, dezenas de diálogos e descrições bem corretinhas tenham sido escritas à mão, numa mesma noite. Não há como aceitar o fato de que este livro é um carta de Min para o ex-namorado. Não. Há.

Provavelmente, você já assistiu o relacionamento entre uma garota nada popular e um belo jogador de algum esporte (neste caso, o basquete) em algum dia da sessão da tarde. Este mesmo casal improvável já foi retratado várias vezes em livros, filmes, teatro, séries, videoclipes e qualquer outra mídia possível. Deste modo, Por isso a gente acabou não consegue fugir de ser clichê e previsível.


“Lá fora o tempo tinha se aberto, repentino e mágico como um alvorecer vampiresco português com pássaros emplumados e harpias de trilha sonora.
Não durou muito, não ficou aberto por muito tempo, e foi por isso que a gente acabou, mas quando fecho este livro para te entregar, não penso nisso, na gente segurando o livro nas mãos para comprar e levar, porque, porra, Ed, não foi por isso que a gente terminou.
Eu amo, sinto falta, odeio ter que te devolver, essa coisa complicada, foi por isso que a gente ficou junto.


 

Por ser “das artes” e morrer de vontade de ser diretora de filmes, Min desperdiça todo seu conhecimento sobre cinema no leitor. Tudo que acontece na história é motivo para ser comparado com filmes, atores, cenas e personagens de filmes antigos, clássicos do cinema. Me sentia uma pessoa tapada todas as vezes em que a Narradora Pedante falava de Greta em Fuga ou Lottie Carson. Até que, somente depois de terminar o livro, descubro que fui passado para trás: todas as referências foram inventadas pelo autor.

Claro, um escritor tão renomado como ele não poderia ter somente pontos negativos. De jeito nenhum. Acredito que essa coisa de narrar um fim de relacionamento tem muito de positivo. Criar a imagem num adolescente de que nem tudo são flores é ótimo.

A gente vive numa era toda editada, como fotos de instagram, como um canal do youtube. Porém, por trás, tá todo mundo mal, sozinho, solitário, dependente de likes para subir uma auto-estima. Aprender a enxergar um relacionamento amoroso de forma não editada, com partes boas e partes ruins, cenas felizes e cenas tristes, é fundamental. Não dá para criar um apego na hora do sorvete na lanchonete, mas ignorar completamente na hora do choro de madrugada.sem2btc3adtulo

Por isso a gente acabou é um livro previsível, comum. E sobre um casal clichê. Porque, no fundo, todo relacionamento é clichê. Sempre começa. Sempre dura. Sempre termina. E sempre tem desabafo depois.


porissopor isso a gente acabou – daniel handler – cia das letras – 368 páginas

em 140 caracteres… uma carta tão longa quanto chata, mas com uma execução mediana e uma ideia boa por trás.
um livro para… pensar no passado e, quem sabe, revirar as gavetas.
combina com… cinema independente e artistas desconhecidos.
para quem já leu… o filme “500 dias com ela”, que também retrata um relacionamento que naufragou.

Andre nunca terminou um relacionamento.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s