o amor é sexualmente transmissível.

 

Eu Receberia As Piores Notícias de Seus Lindos Lábios é uma declaração de amor. Uma frase bonita e sensível. Piores notícias me lembra companheirismo. “Não importa se é uma tragédia, desde que tenha você”. Também evoca sensualidade. Lindos Lábios.
Nada mais justo que utilizar essa frase para passar a mensagem logo no título do que o leitor deve esperar pelas próximas páginas. Afinal, o romance de Marçal Aquino está muito bem representado por este título. Uma história trágica e sensual.

Cauby é um fotógrafo solteiro, sem filhos, e que nunca acreditou no Diabo – apenas em pessoas seduzidas pelo mal. Entretanto, numa pequena cidade do Pará, uma dessas cidades brasileiras não tangidas pela Lei, acaba se encontrando com uma mulher sedutora que o levará para o inferno. Na Terra, mas tão quente e fundo quanto.

Lavínia é esta mulher – ou uma delas. Depois de um passado conturbado (que envolve famílias complicadas, profissões mal enxergadas pela sociedade e passagens por reabilitações), hoje ela é casada com Ernani, um pastor evangélico com status naquela cidade e em outras instituições maiores. A aliança, contudo, não impedirá que ela se envolva com Cauby e contraia amor em suas relações sexuais em lugares inusuais.


 

eu-receberia-as-piores-4

Dizer que Eu Receberia As Piores Notícias de Seus Lindos Lábios é uma história sobre esse casal pode ser um erro. Claro, é uma trama principal, mas que traz personagens e detalhes que envolvem outros personagens e que precisam ser contados.

Há a história de um pedófilo, do fotógrafo concorrente, da ascensão do pastor, de um jornalista epilético, de uma mineradora da região, do vizinho bisbilhoteiro, do caso platônico de um amigo… Até mesmo o passado de Lavínia traz algumas informações importantes para o presente. E o autor brinca com isso de uma maneira ímpar, indo e voltando no tempo, mudando o foco entre os personagens, dando informações, pistas e características a seu bel prazer, da maneira e do modo que quer. Às vezes, elas vem bem na sua cara, mas outras são tão sutis que é impossível não ficar exclamado quando percebe uma ligação entre um fato e outro.

Você se prende à história por ela ser cheia dessas incógnitas e quando se vê já está apegado ao casal, torcendo pelo romance, afetado por todo esse afeto. Isso se dá, claro, por causa da carga da prosa de Marçal Aquino, incrível. Arrisco dizer (e o que é o amor senão a coragem de arriscar?) que este é o melhor livro nacional que já li. É uma narração diferente, com as metáforas e comparações tradicionais dos romances elevadas a algo maior. Mais paixão, mais realidade: mais singularidade.

No meio de todos os conflitos que o amor cria e resolve, o livro acaba se tornando uma declaração a favor das emoções fortes, dos momentos bem vividos. Uma declaração àquilo que supera todas as cicatrizes e tragédias pessoais. Eu Receberia As Piores Notícias de Seus Lindos Lábios acaba sendo mais que uma declaração de amor. É uma declaração ao amor.


 

ArquivoExibireu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios – marçal aquino – companhia das letras – 232 páginas

em 140 caracteres: a prova de que todas as histórias de amor são bonitas, mesmo que trágicas
um livro para… se apaixonar: pela escrita, pelos personagens, pelas tramas e pelas suas próprias dores
combina com… calor, suor e roupa pregada no corpo (ou nenhuma roupa)
para quem já leu… a adaptação da história para o cinema, com camila pitanga vivendo lavínia.

 

 

Andre não escreve poemas com bile.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s