esta música salvará sua vida

Elise Dembowski se considera uma garota estranha. Aos dezesseis anos, ela é totalmente excluída dos grupos, almoços, festas e quaisquer outras coisas que ditam o mundo escolar. Nada de visibilidade, nada de amizade. À princípio, até sonhou e procurou ser uma das pessoas mais populares do colégio, mas agora se contenta com um ou dois amigos, somente. Então, acaba tomando a decisão de se transformar durante o verão em alguém mais sociável e “comum”.

Durante as férias, então, ela passa a acompanhar blogs de moda, tenta pensar como revistas adolescentes sugerem, se inteira de assuntos e fofocas de portais de entretenimento, renova todo o seu vestuário, aprende a se maquiar… Entretanto, ela logo percebe que nada disso surtiu o efeito desejado. Ela continua sozinha, invisível. Por isso, Elise decide se matar.

Depois de sua tentativa frustrada de suicídio, os pais de Elise acabam extremamente preocupados e tudo vira motivo para conversas sobre morte e assassinato à mesa de jantar. De madrugada, sempre que foge de casa para correr pelo bairro e ouvir música no iPod, Elise se liberta e pode ser quem ela é de verdade, sem se preocupar com os comentários dos amigos ou a visão minimalista dos pais. Numa destas caminhadas noturnas, então, é que algo irá acontecer e irá mudar os rumos da personagem e da trama. A sinopse conta o que é, mas sugiro que não procurem saber muita coisa, já que isto não acontece logo nas primeiras páginas!

12119956_914081725344476_7394834688269230359_o
imagem por queriaestarlendo

A narrativa de A Playlist da Minha Vida me deixou vidrado por 3 horas de uma madrugada. Não consegui largar o livro enquanto não terminei. Este livro traz o caso mais pesado e cruel de bullying que já li, mas, apesar disso, a autora Leila Sales consegue passar o drama de Elise de uma maneira simples e objetiva, sem artificialidades ou exageros. É uma escrita comedida. Tocante, sem soar forçada. A protagonista foi muito bem desenvolvida e, junto dos coadjuvantes, ainda dá espaço para discussões sobre bulimia e anorexia, educação, famílias de pais separados, abuso moral, rejeição…


 

“Isso parece um sinal de fraqueza? Você faria melhor?
Ótimo. Vai nessa. Manda ver.
Mas o que você não entende é o seguinte:
quando você é detonada sem dó nem piedade, dia após dia, sem descanso, ano após ano, às vezes a única coisa que resta é a capacidade de chorar.”


 

Suicídio é a segunda maior causa de mortes entre jovens no mundo. Terceira maior causa entre jovens brasileirosUm milhão de pessoas comete suicídio ao ano. Destas, 100 mil são adolescentes, entre 15 e 19 anos. Uma pessoa tira sua própria vida a cada 40 segundos. Esse número é maior do que o de homicídios e vítimas de guerra somados. 5% da humanidade irá tentar se matar durante sua existência pelo menos uma vez, segundo a OMS.

E quando você para pensar que o suicídio é uma causa de morte totalmente evitável e que a maioria desses casos decorrem de casos de assédios sociais e morais, como o bullying, se percebe a importância de livros que ensinam, norteiam ou toquem no assunto. Enxergar-se em alguém é fundamental nestes casos, ter uma pessoa, mesmo que fictícia, para provar que é possível dar a volta por cima. Elise sentiu falta disto no início de A Playlist da Minha Vida, mas termina sendo um grande exemplo. “Não lute contra você mesmo, você vai ser o único a perder.”

Cheio de citações e referências a artistas como Cat Power, Bruce Springsteen, Oasis e The Smiths, A Playlist da Minha Vida consegue um ótimo YA, com as doses certas de seriedade e entretenimento. Recomendado, este é o livro que pode estar faltando na estante de tantos adolescentes para que se construa um futuro com mais respeito.


 

baixar-livro-a-playlist-da-minha-vida-leila-sales-em-pdf-epub-e-mobi-370x557a playlist da minha vida – leila sales – editora globo – 312 páginas

em 140 caracteres… uma música sobre bullying, descobertas e reconciliação.
um livro para… anotar as indicações e conferir cada uma das bandas e músicas.
combina com… corridas pelo quarteirão, de madrugada, com o volume do ipod no alto.

 

Andre quer amigos que dividam playlists.

Advertisements

Um pensamento sobre “esta música salvará sua vida

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s