entre o céu e terra

“Existem pessoas neste mundo que nunca saberemos de onde vem nem para onde vão.”


 

Vango é um garoto sem passado – ou melhor, com um passado nebuloso e confuso. O garoto passou parte da sua infância numa ilha isolada de tudo do mundo moderno, mas ninguém sabe ao certo como ele e Mademoiselle, sua babá, foram parar ali.

O mais incrível é que, da mesma maneira “miraculosa” com que chegou até esta ilha, ele encontrará um mosteiro misterioso que abriga dezenas de padres exilados numa ilha próximo, até então considerada inabitada. É neste lugar, conhecido como Arkudah,  que ele começa a se envolver com a religião católica e decide se tornar um sacerdote da igreja.

Antes, porém, para avaliar sua decisão corretamente, ele precisaria conhecer o mundo – dica de Zéfiro, o responsável pelo lugar. Para isso, o garoto embarca no Graf Zeppelin de Hugo Eckener, e começa uma vida totalmente nova.

11

12


 

“São belas histórias, meu amigo. Dizemos que voamos, que percorremos o mundo. Dizemos isso. Gostamos disso.
Algum dia, tudo vai acabar. A história vai terminar. Vamos abrir os olhos.
E esse fogo interno será apenas uma lembrança.”


 

Mesmo após todo um período passeando por diversos países e sobre todos os continentes, ele decide se sacramentar com a Ordem – e é quando o livro começa, durante a cerimônia, que é interrompida por uma polícia com pressa para colocar as mãos no nosso protagonista. A acusação? Assassinato.

A partir daí, entramos numa trama que envolve nazistas, diversos cenários, muita ação e alguns outros mistérios, todos muito bem embasados historicamente pelo autor Timothée de Fombelle. Brincando na linha do tempo, conhecemos não somente a trama “policial” que envolve a busca por Vango pelas autoridades aos 19 anos, mas também seu passado conturbado em solo firme e a bordo do Graf Zeppelin (e que também envolve perseguições a ele). O período “presente” se situa no Entre Guerras e isso também é muito bem explorado por ele, criando um ar de realidade muito forte e ajudando os adolescentes e pré-adolescentes, público alvo do romance, na hora das aulas de História.

Palmas também para a Editora Melhoramentos que conseguiu criar um projeto gráfico que complementa a história, além de ser bonito e atrativo. A preocupação aqui não foi somente a de deixar a leitura mais agradável, com uma fonte, cores e papel bacanas, mas em dar profundidade à experiência de leitura, adicionando fotos e ilustrações ao longo do livro e trazendo um conteúdo extra ao final, onde se encontra informações complementares sobre os personagens reais do livro – sim, Timothée de Fombelle fez o dever de casa e adicionou grandes personalidades para interagir com suas criações.

Para quem fala que a literatura destinada a adolescentes precisa ser rasa ou focar somente em dramas escolares, Vango – Entre o Céu e a Terra é um bom exemplo de que as coisas não são bem assim. Apesar de dinâmica, a narrativa é densa e tem uma boa aventura com suspense sem que precise se esforçar muito. Um thriller histórico para desbancar muita leitura “adulta” por aí… (e te deixar muuuito ansioso pelo segundo volume.)


 

tumblr_inline_nttze837dt1rzaxsl_1280vango: entre o céu e a terra – timothée de fombelle – 360 páginas – editora melhoramentos
em 140 caracteres… um thriller histórico no Entre Guerras, com muitas viagens, paisagens e cenas de ação!
um livro para… se torcer pelo protagonista, ficar mais curioso a cada flashback e se desesperar pelo desfecho (”vango: entre o céu e terra” faz de uma duologia, cujo segundo livro se chama “vango – o príncipe sem reino”)

esta resenha é uma parceria pontual do blog com a editora melhoramentos, que enviou um exemplar do livro como cortesia. visite também seu catálogo completo e o livro no skoob.

Andre não fala cinco idiomas fluentemente.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s