a odisseia de joão vítor segundo gustavo piqueira

João Vítor é mais uma dessas crianças que focam suas energias em diversas atividades, mas esquece (de propósito) da escola. Por isso, acaba condenado à recuperação no 6º ano e tem somente uma noite para elaborar um trabalho sobre a Odisseia. A ideia é ler o clássico que ainda sustenta uma série de outros épicos e tecer uma análise ou criar um resumo. Porém, acaba pegando a versão original do livro, aquela com quase 700 páginas, narrativa não-linear, vinte quatros cantos, versos hexâmetros… Nada de versão adaptada.

Inventivo, João já começa sua leitura de Odisseia dando um sobrenome para o autor, Silva, um sobrenome comum para não ter muitas chances de errar. Culpa da bibliotecária que deixou somente Homero escrito na ficha. A partir daí, começamos numa pequena jornada de confusões, criações mirabolantes e comentários engraçados do personagem de Gustavo Piqueira. Farofeiros, churrascos, músicas de axé e BMWs são apenas algumas das bizarrices inseridas em Odisseia de Homero (segundo João Vítor).

tumblr_inline_nt7r797jij1rzaxsl_1280


 

“Professora Denise,
acredito que este trabalho não apenas resume e comenta a Odisseia de forma magnífica,
como também corrige muitos de seus defeitos.
E não foi fácil!
Além de,
ao contrário do resto da classe,
ter sido obrigado a encarar a versão completa da obra,
enfrentei um sem-número de inimigos para chegar até aqui,
na boca do guichê secretaria,
às oito da manhã em ponto.”


 

Odisseia de Homero (segundo João Vítor) acaba sendo um livro ótimo como um primeiro contato de crianças e pré-adolescentes com a obra e clássicos, não só por ser destinado a elas e mesmo sem manter grandes coisas da narrativa original. Isto porque a edição da parceira Editora Gaivota(além de extremamente atrativa, com ilustrações incríveis e capa dura) traz alguns extras bem interessantes.

No primeiro, Odisseia Através dos Séculos, são reunidas imagens de objetos, quadros, estátuas e outras visões de outros artistas sobre Ulisses, Penélope e os demais personagens do livro. Depois, a Breve Enciclopédia da Odisseia (sem João Vítor para atrapalhar), traz uma série de informações úteis e interessantes para consulta sobre o livro de Homero. São termos da história, como Guerra de Troia, Ilíada e Ágora, bem explicadinhos para quem ficou curioso e quer saber mais.

tumblr_inline_nt7r4kQbOZ1rzaxsl_1280.png


 

“Professora, professora…
Se há um herói nessa história toda,
sou eu.
Eu mesmo,
João Vítor,
por aguentar tantos absurdos.”


 

É irônico que saibamos tão pouco sobre João Vítor quanto sabemos sobre Homero, mas a verdade é que o livro Odisseia de Homero (segundo João Vítor) se sustenta apenas com o garoto criando sua própria versão da história clássica. O autor conseguiu ser original e criativo na hora de dar voz ao personagem e soube lidar muito bem, criando alguns trocadilhos e percepções bem interessantes. Uma leitura rápida, muito agradável e que rende algumas risadas. Ficava a vontade de mais trabalhos de recuperação sendo feitos pelo garoto. Acho que consigo listar alguns calhamaços clássicos para indicar para o João Vítor…


 

A adaptações de livros para crianças e adolescentes é válida? É relevante como um primeiro contato ou meio problemático?
No canal, algumas questões levantadas pelo livro de Gustavo Piqueira! Assista e inscreva-se!


 

tumblr_inline_nt7qwiji3r1rzaxsl_1280odisseia de homero (segundo joão vítor) – gustavo piqueira – 224 páginas – editora gaivota

em 140 caracteres… uma versão completamente nova e nonsense de um dos grandes clássicos da literatura (mas sem zumbis)!
um livro para… rir enquanto tenta imaginar como as coisas são no original!
combina com… férias escolares ou final de semana!

a editora gaivota é parceira do blog e enviou este livro como cortesia.
conheça seu catálogo aqui, conheça o blog birutagaivota e siga nofacebook. confira também o livro no skoob.

Andre nunca reescreveu clássico nenhum.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s