respeitável público…

Uma guerra acaba por devastar o planeta. Os únicos sobreviventes devem viver em um espaço precário, com mínimas condições de sobrevivência. Dispostos a sobreviver sob qualquer preço, várias pessoas buscam nO Circo Mecânico Tresaulti uma nova chance. A proposta do circo é passar por todos os lugares da Terra, conhecer mais espaços e levar algum entretenimento para os povos mais distantes, pelo menos aparentemente (ao longo da leitura, percebemos alguns segredos relacionados ao fato de não repetirem as cidades por longo tempo).

Os integrantes do circo se tornam pessoas quase invencíveis. Isto porque Boss, quem gerencia o grandioso Circo Tresaulti, modifica o corpo de todos que passam pela companhia. Seus ossos, articulações, membros… Tudo isto é substituído por peças de cobre, ferro, engrenagens, canos – na maioria das vezes, para encobrir os sinais de uma guerra nos corpos de combatentes. Depois de passar pela Oficina, uma dívida praticamente eterna acomete os novos integrantes do circo, que percebem que suas vidas estão diretamente ligadas ao Circo. Porém, devido aos integrantes bizarros, operações no corpo e grande movimento que a chegada da trupe sempre causa, a curiosidade de um homem capaz de tudo para ter o quer será despertada.


 

“A tecnologia naquela época era armas e sinais de rádio; as pessoas precisavam lembrar-se da arte da máquina.”


 

imagem2b2

Uma das coisas mais bacanas de O Circo Mecânico Tresaulti são os personagens. Todas as características mecânicas que eles ganham enriquecem a trama pela criatividade e inovação. Um homem que recebeu asas, um outro que recebeu um pulmão, trapezistas que flutuam por terem ossos vazios… Genevieve construiu um verdadeiro circo de atrações que nos cativam desde a primeira apresentação até a última.

A história mistura fatos do passado com os fatos do presente, onde as pontas vão se amarrando aos poucos. Porém, o livro acaba e você não descobre claramente o motivo do planeta estar como está. Uma guerra e ok. Não é algo que prejudique a experiência geral se você se sente confortável com o gênero fantasia, vale dizer. Até porque todos os traços de humanidade dos personagens e a ambientação completam bem esta lacuna.

A narração é feita por dois personagens, se alternando: em primeira pessoa, George, ajudante de Boss, nos mostra, em capítulos curtos, o que está acontecendo no Circo; Em outros momentos, a narração é dada para uma terceira pessoa, que coloca um pouco de seus pensamentos na história do passado, presente e futuro deste picadeiro. Nós também fazemos parte desta história, quando o personagem Você recebe ordens e executa ações próprias. Em tempo não-linear, a escrita de Genevieve pode parecer confundir, mas é algo que passa antes da primeira metade da história.

imagem2b1

Mais elogios: DarkSide Books! Não tem como deixar de observar o capricho que a editora tem, tanto na capa (que condiz com a história e nos apresenta um pouquinho da narrativa sem falar demais) quanto no restante do conteúdo (um monte de ilustrações belíssimas recheiam as páginas, contra-capas e outros espaços do livro). Mas isso vocês já imaginavam 😉

Falando sobre ambição, esperança e tudo o que nos faz humanos, O Circo Mecânico Tresaulti é uma obra original e criativa, recomendada para todos os públicos. Até porque todos nós gostamos de circo – mesmo que com alguns detalhes sombrios.


 

114023358szo circo mecânico tresaulti – genevieve valentine – 320 páginas – darkside books
em 140 caracteres… um livro deslumbrante, que apresenta a arte num futuro desolador, através de personagens fantásticos e muito bem construídos.
um livro para… pensar nas nossas formas de entretenimento diante da miséria, mas de como o mundo consegue criar beleza sempre, em quaisquer circunstâncias.
combina com… chá quente e canções mambembes.

A Darkside Books é parceira do blog. Conheça todo o catálogo da editora aqui e os acompanhe no Facebook e no Twitter.

Andre já quis fugir com o circo.

Anúncios

Um pensamento sobre “respeitável público…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s