noiva fantasma

Quem esbarra num livro da Darkside pode esperar um pouco de terror, suspense ou ação. Porém, a coleção Darklove mostra que a editora também tem um lado sentimental e emotivo. Em A Noiva Fantasma, por exemplo, minha segunda experiência com a coleção (a primeira, O Circo Mecânico, já apareceu aqui), até encontramos alguns espíritos e assombrações, mas a trama central é uma busca por liberdade e amadurecimento.

O romance de estreia de Yangsze Choo apresenta Li Lan, uma jovem malaia que está observando de perto o dinheiro da família acabar, alguns bens serem vendidos, os empregados de sua casa serem demitidos… Contudo, esta situação está prestes a ser contornada quando ela recebe uma proposta de casamento com Lim Tian Ching, um rapaz de família rica e conceituada. Existe, porém, um detalhe que muda toda a história: o noivo está morto.


 

“Pensar no morto me trazia uma sensação opressiva,
como se o ar fosse arrancado de meus pulmões.”


 

A prática de arranjar o casamento para uma pessoa morta nos moldes do que acontece em A Noiva Fantasma era rara mesmo em 1893, quando se passa o livro, e costumava ser feita para aplacar um espírito – no caso de Lim Tian Ching, ele foi supostamente assassinado e ainda busca contatos com os vivos, principalmente a mãe, que sempre o mimou. Em troca, a noiva recebe um novo lar e estabilidade para toda a vida. Já viúva, as finanças são garantidas por uma herança ou um acordo anterior.


 

“Parecia absurdo e injusto que os espíritos sofressem daqueles tormentos da carne, não tendo nenhuma.
Mas, talvez nisso estivesse todo o sentido da vida após a morte.”


 

Pensar num casamento assim pode parecer o que há de mais diferente da nossa cultura, mas os relacionamentos orientais da época diferem em outros pontos. Yangsze Choo também vai falar da mistura do casamento por conveniência com uma noiva e por amor ou atração física com uma segunda ou até terceira mulheres. Os moldes familiares diferentes acabam criando teias diferentes e inusitados de parentescos numa mesma casa.

DSCN0690


 

“Eu chorara, antes, quando sentira tristeza por minha situação,
mas agora percebia estar chorando de puro terror.”


 

Li Lan não quer se casar com Lim Tian Ching e, por isso, passa a ser assombrada por ele. Esse incômodo é o que a faz procurar ajuda para tentar mudar sua situação, ingressando numa jornada bastante profunda onde se descobrirá, amadurecerá e encontrará o seu modelo de noivado ideal, aquele por amor.

A partir disso, o romance se torna algo diferente sempre: personagens, cenários e conflitos aparecem e desaparecem ao longo da trajetória da protagonista. (Inclusive, precisei de uma certa atenção para não me perder no meio de todos os nomes e sobrenomes chineses, com sonoridades parecidas.) A cultura chinesa, malaia e oriental, porém, é um ponto comum de todo o enredo.


 

“Malaia era cheia de fantasmas e superstições,
das muitas raças que a povoavam.”


 

O pai de Li Lan sempre foi bastante cético em relação às substâncias espirituais e, mesmo tendo contato com uma amah supersticiosa, a garota desconhecia boa parte do que estava por vir em seu caminho. Então, assim como Li Lan passa a descobrir as crenças do seu povo, nós somos levados para este mundo.

Estar imerso em concepções distintas de destino, sorte, corpo, espírito, vida, morte e o que há depois da morte é o que fez de A Noiva Fantasma algo tão rico para mim. Uma experiência tão curiosa quanto A Planície dos Mortos ou seres mágicos escamados.


 

a-noiva-fantasma-yangsze-chooa noiva fantasma – yangsze choo – darkside books – 360 páginas

em 140 caracteres… uma jornada sobrenatural em busca do amor e de auto conhecimento.
um livro para… conhecer mais da cultura oriental e das noções que eles tem de vida, morte e o que dá depois de tudo.
combina com… aquela melancolia que fotos do passado guardam.

A Darkside Books é parceira do blog – mas, independente disso, esta resenha exprime minha opinião sincera sobre o livro. Você pode ver todo o catálogo da editora aqui e acompanhá-la no facebook, no twitter e no Skoob.

 

Andre não conseguiu fazer o origami.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s