de volta para o futuro – os bastidores

Marty McFly, um adolescente dos anos 80, aciona acidentalmente uma máquina do tempo construída em um Delorean, retornando até o ano de 1955. Lá, ele acaba despertando a paixão de sua mãe, ainda jovem – o que traria consequências severas para o futuro. Então, junto do criador da tal parafernalha, Doctor Emmett, ele precisará servir de cupido para uni-la ao seu pai, além de arranjar uma maneira de voltar para sua casa em seu tempo.

Esta premissa já é bastante conhecida por aí, afinal fez um enorme sucesso nos cinemas. De Volta Para o Futuro conquistou milhares e milhares de pessoas pelo mundo inteiro, com uma ideia simples, mas muito executada, arrecadando mais de 380 milhões de dólares no fim das contas. Porém, o que pouca gente sabe é o que aconteceu por trás dos filmes – justamente o que Caseen Gaines trouxe para o livro De volta Para o Futuro: We don’t need roads – os Bastidores da Trilogia. Carinhosamente, a editora Darkside Books trouxe para o Brasil uma edição de colecionador, de fã para fã: capa dura, textura soft touch, marcador em cetim, diagramação caprichada e um marcador que remete a um hoverboard (além de ter lançado tudo no dia 21 de outubro de 2015 – quem é fã entende!).


 

(um vídeo mostrando os detalhes da edição
do blog Redatora de Merda)

 

Caseen Gaines usou de toda sua expertise de jornalista para investigar cada detalhe da produção da trilogia. Ao longo do texto, conhecemos muitas curiosidades sobre De Volta Para o Futuro, desde a concepção pela dupla Robert Zemeckis e Bob Gale, às apostas feitas e chances dadas por Steven Spielberg, à entrega (ou não-entrega) dos atores e das equipes de filmagem, efeitos especiais e edição e o resultado final, chegando aos cinemas – e agradando novos espectadores, das mais diversas idades, ainda hoje, 30 anos depois.


“Se fossem só os skates voadores e uma máquina do tempo,
De volta para o futuro não teria perdurado,
mas as ideias sobre amizade, sobre como você deveria melhorar sua vida para não se sentir terrível aos 47 anos,
estes são temas universais que interessam e inspiram as pessoas.”

(Lea Thompson)

 

Apesar deste ser um livro de não-ficção e escrito por um jornalista em nenhum momento o De volta Para o Futuro: We don’t need roads – os Bastidores da Trilogia passa a sensação de ser uma matéria de jornal. As entrevistas (com as mais diversas personalidades que participaram ativamente de todo o processo ou se envolveram depois do lançamento, como críticos e fãs) estão muito bem dispostas no texto, que segue uma cronologia clara e dedica os capítulos a temas específicos. Por exemplo, existe um capítulo somente para o surgimento e criação do visual do DeLorean na trama.

A leitura também se torna mais leve e menos maçante quando são adicionadas uma infinidade imagens de bastidores, pôsteres, rascunhos, fotografias e reproduções de cenas ao longo das páginas.

juliana
fotos por Juliana Fiorese

E ainda fica óbvio em algumas passagens que Caseen Gaines não pretende se afastar dos seus objetos ou entrevistados: cai a imparcialidade e fica um amor declarado do autor para a trilogia de filmes. Temos não alguém “cumprindo um trabalho”, mas um cara contando uma história de que gosta e que mudou sua vida – o que é bem parecido com o que aconteceu nos anos 80 com a dupla Zemeckis e Gale, se formos para pensar.


 

“Se você não se preocupa com a coisa em que está trabalhando,
não vai ficar bom.
Se colocar seu coração e a alma nela, vai ficar melhor (…)”

(Michael Scheffe)

 

Quem gosta da série ou é um aficionado por cinema vai adorar descobrir pérolas das gravações – o modo em que a troca do protagonista acabou resultando na troca de uma atriz também, por exemplo, ou como foi pensada toda a cenografia e o figurino. Mas quem ainda nem assistiu os filmes ou curte um pouco apenas pode acabar gostando de saber minúcias sobre todo o processo envolvido em Hollywood ou detalhes que o farão enxergar De Volta Para o Futuro com outros olhos e mais afeição.

Isto sem falar nas lições que ficam depois da leitura: aposte em você mesmo, acredite nas suas ideias e procure alguém que acredite em você também, seja corajoso o suficiente para mudar o que te incomoda, troque tudo de lugar se for preciso e busque sempre aprimorar o que faz. Pense, McFly, pense!


 

capa 2de volta para o futuro: we don’t need roads – os bastidores da trilogia – caseen gaines – darkside books – 320 páginas

em 140 caracteres… essencial para a biblioteca de fãs dos filmes e de cultura pop, um livro que explora diversos detalhes e curiosidades sobre a trilogia.
um livro para… mudar seu olhar sobre o cinema e a arte e te encorajar a seguir com suas ideias e sonhos, fazendo o que gosta.
depois da leitura… fica a vontade de assistir toda a trilogia novamente, observando cada coisa nova.

A Darkside Books é parceira do blog e cedeu um exemplar deste livro para que essa resenha acontecesse. Você pode conhecer todo o catálogo da editora aqui e acompanhá-la no facebook, no twitter e no skoob.

 

Andre continuará esperando seu hoverboard.

 

 

Advertisements

Um pensamento sobre “de volta para o futuro – os bastidores

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s