quadrinhas

hq 1.jpg

vírus tropical – power paola

A mãe acredita na visão do futuro através da leitura de peças de dominós. O pai já foi padre e hoje celebra missas clandestinas dentro de casa. Uma irmã é totalmente rebelde e depravada. A outra é santinha e recatada. E, no meio de todos esses personagens icônicos, Paola, a caçula, nascida de uma gravidez acidental (que foi confundida com um vírus tropical), tenta encontrar quem ela é e em quem se espelhar.

Vírus Tropical é uma história autobiográfica da ilustradora que assina como Power Paola, contando sobre como foi se ver no meio dessa família tão peculiar e ainda morar em diversos países quando precisava de referenciais firmes para formar sua identidade. Super recomendada, o traço da Paola é cheio de detalhes e o visual da graphic novel acaba sendo de encher os olhos.

capa 1.jpgvírus tropical – power paola – 160 páginas – editora nemo
em 140 caracteres… uma saga familiar engraçada e bem ritmada e que gera identificação apesar das peculiaridades.
um livro para… observar com calma cada detalhezinho das ilustrações!
combina com… uma viagem pela América Latina e dias quentes de ócio!
para quem já leu… os livros da coleção Otra Língua, da editora Rocco.


hq 2.jpg

placas tectônicas – margaux motin

Também autobiográfica, Placas Tectônicas começa quando Margaux Motin se divorcia do marido aos trinta e poucos anos. A partir daí, ela acaba precisando redescobrir o mundo, solteira depois de tanto tempo e agora criando sozinha a filha pequena. Bem humorada, ela brinca aqui com situações do cotidiano e com a inabilidade de se adequar à sua realidade atual. E, apesar de seguirem certa cronologia, esta edição funciona com mini histórias – algumas delas chegam a ter apenas uma página.

O que mais me chamou a atenção em Placas Tectônicas é o estilo de ilustração da artista, com certeza. As páginas não tem os quadrinhos definidos e os desenhos e cenas se misturam em algumas delas. Já outras tem ilustrações enormes, sendo utilizada para uma única cena. Fora as intervenções em fotografias! Sério, é tudo lindo!

capa 2.jpgplacas tectônicas – margaux motin – 256 páginas – editora nemo
em 140 caracteres… uma história sobre acompanhar as mudanças na sociedade através do tempo!
um livro para… acreditar no amor depois dos 30!
combina com… palavrões, crianças barulhentas!
para quem já leu… o blog da margaux motin segue o mesmo estilo e dinâmica deste livro e é atualizado com tirinhas periodicamente! visite aqui.


hq 3.jpg

como eu realmente – fernanda nia

Como eu realmente… nasceu na internet, num blog alimentado por Fernanda Nia. Nele, Fernanda traz tirinhas onde sua versão ilustrada, a Niazinha, passa por diversos momentos comuns, mas encara isso de maneira diferente. Pela editora Nemo, a autora lançou uma reunião de tirinhas já conhecidas e inéditas, divididas em capítulos temáticos.

A autora aproveita a liberdade que tem com a literatura para desenhar os pensamentos e esclarecer o que ela realmente tinha vontade de fazer, dizer ou seja lá o que for. Outras tirinhas, brincam com expectativa e realidade. Nos dois volumes, Fernanda também cria outros personagens (como uma fangirl e um cara sem desconfiômetro) e dá voz à sua gatinha de estimação, a Srta. Garrinhas. É divertido e ótimo para passar o tempo.

capa 3.1capa 3.2como eu realmente…: volumes 1 e 2 – fernanda nia – 80 páginas cada – editora nemo
em 140 caracteres… como seria o mundo se a gente pudesse viver na nossa própria imaginação!
um livro para… se identificar e rir do cotidiano!
combina com… feminismo, fantasia e divagações!
para quem já leu… o blog da fernanda nia ainda recebe novidades sempre. visite aqui!


hq 4.jpg

primeiras vezes – sibylline

Primeiras Vezes é uma antologia com dez histórias eróticas, todas escritas pela roteirista Sibylline. A ilustração, porém, passa por outros artistas franceses (Alfred, Capucine, D’Aviau, Augustin, Vince, Rica, Vatine, Pedrosa, Bertail e McKean). Dessa maneira, cada conto é dosado e passa sensações diferentes, de acordo com o traço do ilustrador.

Como diz o título, todas as histórias falam de primeiras experiências: a primeira relação sexual, a primeira vez numa sex shop, o primeiro ménage… Sempre protagonizados por mulheres, nos contos elas ganham vida e profundidade, tomam decisões e não estão numa trama de maneira hiper sexualizada ou apenas para deleite masculino. Destaque para a história protagonizada por uma boneca inflável, que, apesar de ter certo tom de sensualidade, consegue emocionar.

capa 4primeiras vezes – sibylline – 112 páginas – editora nemo
em 140 caracteres… uma série de histórias eróticas onde, diferentemente da maioria, as mulheres não são apenas objetos pelo prazer do homem!
um livro para… se ler com uma mão só!
combina com… reações físicas, cama de casal e meia-luz!
para quem já leu… fica a inspiração, rs.


hq 5.jpg

bear – bianca pinheiro

De alguma maneira desconhecida, a pequena Raven conseguiu se perder dos seus pais. Agora, ela precisa reencontrá-los e conseguir voltar para casa, acompanhada apenas por Dimas, um urso preguiçoso e mal-humorado. Para isso, ela vai caminhar pelo mundo, conhecer diversas cidades com características excêntricas.

No primeiro volume de Bear, a dupla passa por uma cidade cercada por charadas (e aproveita o momento para falar de um governo autoritário e déspota). Já no volume 2, ela fala de responsabilidades e a importância de viver direitinho cada fase da vida quando Raven e Dimas conhecem uma cidade onde todos os adultos viraram crianças.

O traço de Bianca Pinheiro é muito fofo e a história é uma graça, muito criativa e cheia de referências a outras histórias e elementos da cultura pop. É impossível terminar e não ficar esperando uma próxima edição!

capa 5.1capa 5.2

bear: volumes 1 e 2 – bianca pinheiro – 64 e 80 páginas, respectivamente – editora nemo

em 140 caracteres…
 uma aventura engraçadinha, que vai agradar tanto crianças quanto adultos.
um livro para… ficar torcendo pelos dois amigos, mas com medo do que pode acontecer quando raven encontrar os pais. será que precisará se despedir de dimas?
combina com… enigmas, trilhas na floresta e filmes da sessão da tarde!

para quem já leu…
 vale aguardar por um volume para guardar na estante enquanto lê as páginas que ainda serão publicadas! elas são disponibilizadas aos poucos neste tumblr, em versão com gifs animados, e o capítulo três já começou!


Andre queria ser amigo de um urso.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s