cine book club: um guia

Quem está participando do projeto #medo31 tem o último final de semana livre, sem temas, para fazer uma sessão com três filmes que se relacionam com a a editora DarkSide Books.
As sugestões oficiais da staff foram o polêmico Menina Má, o brutal O Massacre da Serra Elétrica e o misterioso Donnie Darko. Porém, se você já viu algum dos filmes ou não estiver com lá muita vontade de assistir nenhum dos três, pode substituir por qualquer outro do catálogo Cine Book Club.

Para facilitar essas escolhas, algumas informações básicas sobre o filme, o livro e o enredo foram todas reunidas aqui. Tudo organizadinho em ordem alfabética, com datas e trailers para experimentar!


amityville

o livro: escrito por Jay Anson. (resenha em breve)
o filme: dirigido por Stuart Rosenberg, em 1979. Ganhou remake em 2005, por Andrew Douglas.
uma história para… quem não tem medo de histórias reais sobre presenças sombrias. Aqui, uma família passa a sofrer com fenômenos paranormais depois de se mudar para um casa onde terríveis assassinatos aconteceram.


a noite dos mortos-vivos + a volta dos mortos-vivos

o livro: escrito (baseado no filme) por John Russo, co-roteirista do filme.
o filme: dirigido por George Romero, em 1968.
uma história para… quem gosta de filmes com zumbis. A história é considerada fundamental para a criação do arquétipo de zumbis e do conceito de apocalipse zumbi na cultura pop.


de volta para o futuro

o livro: uma narrativa dos bastidores, por Caiseen Gaines. (confira a resenha)
o filme: dirigido por Robert Zemeckis, em 1985 (com sequências em 1989 e 1990).
uma história para… toda a família! O humor é leve, o roteiro prende, as atuações empolgam e as questões debatidas fazem parte desse contexto.


donnie darko

o livro: composto pelo roteiro original de Richard Kelly, uma entrevista com o diretor e mais alguns extras. (confira a resenha)
o filme: dirigido por Richard Kelly, em 2001.
uma história para… ficar pensando durante horas sobre o que essa história quer dizer, não chegar a conclusão nenhuma e sentir a necessidade de ver novamente.


evil dead – a morte do demônio

o livro: arquivos mortos reunidos por Bill Warren.
o filme: um clássico de 1981 de Sam Raimi (mas que ganhou um remake em 2013, pelo estreante Fede Alvarez).
uma história para… quem não se importa com uma premissa clichê: jovens que visitam uma cabana numa floresta e acabam invocando espíritos ao se envolverem com um livro encadernado em pele humana e escrito em sangue.
para quem já viu… está em exibição a 2ª temporada da série Ash vs Evil Dead, que se passa anos após o filme original, nos tempos atuais.


hellraiser – renascido do inferno

o livro e o filme: ambas são obras clássicas de Clive Barker, escritor e diretor. A novela é de 1986 e o filme de 1987. (confira a resenha)
uma história para… quem gosta de cenas fortes, estilo gore, e temas como sadomasoquismo, busca pelo prazer e moralidade.


labirinto

o livro: um romance de A.C.H. Smith, baseado no filme. (confira a resenha)
o filme: dirigido por Jim Henson, em 1986.
uma história para… quem quer sentir um medo mais leve, numa obra meio tensa, cheia de enigmas e personagens esquisitos. É uma história de aventura e fantasia, com David Bowie no papel do vilão.


menina má

o livro: escrito por William March. (confira a resenha)
o filme: de 1956, dirigido por Mervyn LeRoy. No Brasil, recebeu o estranho título de “A Tara Maldita”.
uma história para… discutir de onde vem a maldade humana: ela é inerente ao ser humano ou é desenvolvida pelo convívio em sociedade? Para isso, nossa protagonista é Rhoda, uma garotinha que esconde muito bem a violência que pratica.


o exterminador do futuro

o livro: escrito em parceria pelo diretor James Cameron, o roteirista Bill Wisher e o escritor Randall Frakes.
o filme: dirigido por James Cameron, em 1984.
uma história para… quem gosta da clássica história de viagem ao passado para mudar o futuro. Aqui, porém, com uma dose a mais de tiro, explosões e corridas contra o tempo.


o homem que caiu na terra

o livro: uma ficção científica escrita por Walter Tevis. (confira a resenha)
o filme: dirigido por Nicolas Roeg, em 1976.
uma história para… quem quer fugir do óbvio em matéria de extraterrestres. Na história, um antheano (interpretado por David Bowie no filme) é enviado à Terra motivado pela ausência de combustíveis em seu planeta de origem, porém precisará lidar com alguns conflitos da sociedade humana, como o alcoolismo, a ambição e a desconfiança.


o massacre da serra elétrica

o livro: escrito por Stefan Jaworzyn, dissecando o filme.
o filme: dirigido por Tobe Hopper, em 1974.
uma história para… quem gosta de narrativa viscerais, questões controversas e aquele terror puro e simples.


os goonies

o livro: escrito por James Kahn, baseado no filme. (confira a resenha)
o filme: criado por Steven Spielberg e dirigido por Richard Donner, em 1985.
uma história para… sentir a vibe do anos 80, se divertir com um dos grupos de protagonistas mais legais de todos os tempos e celebrar o poder de uma amizade. Um clássico filme de sessão da tarde.


os pássaros

o livro: escrito originalmente por Frank Baker, em 1936 – a edição brasileira é a tradução da versão revisada de 1964. (resenha em breve)
o filme: dirigido por Alfred Hitchcock, em 1963. Nos créditos, Hitchcock diz ter se inspirado em um conto de Daphne Du Maurier, porém ambos foram processados por plágio por Baker.
uma história para… observar os detalhes e se questionar sobre as intenções e motivações dos pássaros: uma força da natureza ou uma manifestação do sobrenatural?


psicose

o livro: escrito por Robert Bloch, em 1959.
o filme: um clássico de 1960 do diretor Alfred Hitchcock.
uma história para… ficar tenso com uma das cenas mais icônicas do cinema de todos os tempos, perceber as minúcias do enredo e tentar descobrir o final antes da hora.


sexta-feira 13

o livro: arquivos de Crystal Lake reunidos por David Grove, com prefácio de Tom Savini, responsável pela maquiagem e os efeitos especiais do filme.
o filme: dirigido por Sean S. Cunningham, em 1980.
uma história para… contar as mortes, sequência por sequência, até chegar em 146.


star wars: a trilogia

o livro: é a reunião dos três volumes de romances inspirados nos três primeiros filmes lançados nos cinemas: o Episódio IV: Uma Nova Esperança, escrito por George Lucas, o Episódio V: O Império Contra-Ataca, escrito por Donald F. Glut, e o Episódio VI: O Retorno de Jedi, escrito por James Khan.
o filme: dirigidos por Goerge Lucas, os três filmes da trilogia clássica foram lançados em 1977, 1980 e 1983, respectivamente.
uma história para… entrar de cabeça, torcer pelo seu lado favorito e sacar todas as referências dispostas em outros filmes, séries, músicas e elementos da cultura pop (e são muitas!).


tubarão

o livro: escrito por Peter Benchley. (confira a resenha)
o filme: dirigido por Steven Spielberg, em 1975, com roteiro do autor do livro.
uma história para… refletir sobre algumas questões da sociedade (como o papel da segurança pública e do jornalismo), no caso do livro, ou ficar tenso e com medo da música clássica que prenuncia a chegada do tubarão, no caso do filme.


warriors – os selvagens da noite

o livro: escrito por Sol Yurick. (confira a resenha)
o filme: de 1979, dirigido por Walter Hill. Um clássico das sessões da madrugada da Rede Globo.
uma história para… ficar com medo de sair de casa e andar pelas ruas da cidade à noite, com medo de encontrar gangues dispostas a ser violentas sem motivo aparente. Com trama rápida e acelerada, tudo acontece no ritmo intenso e no clima sombrio de uma madrugada qualquer.


M.E.D.O. – Movie Everyday in October
é um projeto criado por mim e pelo Márcio Reis, do leitor97,
com o apoio da editora Darkside Books e dos canais Encrenca em Dobro, Pipoca Musical, Redatora de Merda, Tabatha Belzareno e Zona de Conspiração,
e um monte de participantes lindos no grupo no facebook.


Andre assiste o filme antes de ler o livro.

Advertisements

2 pensamentos sobre “cine book club: um guia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s